Os benefícios da Linhaça e da Chia.
A chia é a semente comestível da Salvia hispanica, uma planta da família do alecrim e da sálvia, é rica fonte aminoácidos essenciais, cálcio, magnésio, maganês, fósforo e ômega 3, contendo ainda ácido clorogênico, quercetina e kaempferol (antioxidantes).
A linhaça é a semente do Linum usitatissimum L. (planta da qual se extrai as fibras para fabricação do linho), encontrada em duas versões: marrom e dourada. Possui ômega 3 e 6, rica em fibras solúveis e insolúveis, proteínas, potássio, magnésio, fósforo e ferro.
Ambas sementes atuam como agentes antioxidantes e renovadores celular. Ricos em fibras solúveis e insolúveis, que promovem a sensação de saciedade, contribuindo para o bom funcionamento do intestino, retardando o processo de digestão.
Pão Rústico de Farinha Integral e processo de Longa Fermentação recebe a adição de 50 gramas do mix de chia e linhaça, por unidade de pão (750g), promovendo maior concentração de fibras alimentares para dietas balanceadas.
O estudo publicado pela revista científica The Lancet (17/01/2019) colocou em dúvida a moda das chamadas dietas “low-carb”, observando a partir da pesquisa que a radicalização pode reduzir a expectativa de vida.
“A pesquisa concluiu que as pessoas de meia-idade que obtêm quase metade de suas calorias diárias de carboidratos vivem em média vários anos a mais do que aquelas que seguem dietas com muita carne e pouco carboidrato... No lado oposto, um porcentual igual ou superior a 70% de energia procedente dos carboidratos - massa, arroz, entre outros - também pode reduzir a longevidade, mas de maneira menos intensa, segundo os cientistas.” (at https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,diante-das-dietas-low-carb-estudo-mostra-que-pouco-carboidrato-pode-reduzir-expectativa-de-vida,70002458416).
Para nós, o que vale é sempre buscar o equilíbrio e a promoção de hábitos mais saudáveis.