sobre a
Padoca da Praia
A PADOCA DA PRAIA é o resultado de experiências, buscando aprimorar técnicas em panificação e conhecer melhor os ingredientes disponíveis localmente.
Essa atividade se tornou uma rotina de fornadas, consolidando-se em algumas receitas de pães e acompanhamentos, os quais quero compartilhar com todos aqueles que desejam consumir pães de longa fermentação, feitos com Levain ou com fermento biológico, que levam aproximadamente 24 horas para completarem seus ciclos de fermentação, sejam com adição de ingredientes que conferem sabores especiais aos pães, ou elementos da flora local, a exemplo do Jenipapo, cujas propriedades coloríficas tornam o pão Branco Rústico uma jóia azul.
sobre o
Padeiro
Cresci cercado de pessoas que sempre gostaram de cozinhar e, o mais importante, de compartilhar seus conhecimentos na cozinha. Pai chinês, avó descendente de portugueses, babá de uma tradição indígena. Tudo corroborava para que essa mistura vivenciada na infância se tornasse algo maior - um sentimento de querer compartilhar os momentos, os sabores e as histórias que conheci na cozinha. Alí, ao lado do fogão, enquanto eles cozinhavam o melhor de seus repertórios, aprendi um pouco de suas culturas, dos seus gostos, de suas histórias. Para mim, cozinhar se tornou uma narrativa!
A Padoca é um sonho de infância. Sonho que foi preterido (mas não esquecido) em relação a outras ambições profissionais. Formei-me, em 2002, Arquiteto e Urbanista e, logo em seguida, tornei-me mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Mergulhei no universo dessa atividade e, mais uma vez, adiei o sonho, que a cada dia parecia uma realidade muito distante.
Porém, em 2017 resolvi dar o primeiro passo em relação a esse sonho. Uma voz interna me impulsionou a fazer, no período de minhas férias, o curso na escola Levain, do Rogério Shimura. Assim, comecei a fazer pães, com maior frequência, para consumo próprio apenas.
No final de 2018 resolvi me dedicar, em tempo integral, à arte da panificação. Nasce a Padoca da Praia - e por isso o MMXVIII na nossa logo, registrando o ano que para mim tem um significado muito grande: o da transformação. A Padoca aconteceu num momento de inquietude e insatisfação, ocorreu naturalmente e, seu formato inovador - padaria online, para o tipo de negócio tradicional, permitiu que eu começasse a produzir imediatamente. Bastou-me formatar um site, estruturar a cozinha já adaptada às fornadas e logo as vendas aconteceram. Ali, naquela primeira e inesquecível semana de novembro.
A Padoca da Praia reflete meu desejo de compartilhar experiências. Das lembranças da infância cercado de gente generosa, de temperos muito distintos e de muito aprendizado. Momentos inesquecíveis! E, a essas narrativas do meu passado, somam-se aromas, sabores, texturas e muita saudade dessas pessoas tão especiais para mim. É assim que, através da Padoca da Praia, venho contar minha história, a história de um sonho que se tornou realidade.
nossos
Produtos
Nossos pães são produzidos artesanalmente, com fermentações longas em ambiente com temperatura e umidade controladas.
É nosso objetivo, priorizar o uso de ingredientes locais nos preparos especiais. E, por isso, buscamos parcerias com produtores locais, preferencialmente culturas orgânicas, cujas origens possam ser identificadas para a segurança do consumidor.
Entretanto, esse ponto ainda é uma ação em estágio de captação de fornecedores e, em breve, teremos como disponibilizar o catálogo destes Produtores.
Encerramos as fornadas semanais em Abril de 2022, para dedicarmos nossa produção ao atendimento dos clientes PJ.